BRASIL, SAO PAULO, IGUAPE, JARDIM AMÉRICA, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, English, Livros, Arte e cultura
Outro - robertofortes@uol.com.br


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior
UMA (QUASE) REVOLTA DE ESCRAVOS EM IGUAPE

Há registro de uma (frustrada) revolta de escravos na Vila de Iguape, curiosamente cinco anos depois da Revolta dos Malés, na Bahia, em 1835.

Um iguapense, que curiosamente assinava "Anti Haytianista", enviou carta ao jornal "A Phenix", nº 302, de 24-2-1841, contando detalhadamente como foi essa (quase) tentativa de revolta.

Os escravos pretendiam, no Natal de 1840, matar todos os seus senhores. Mas o plano foi descoberto no dia 22 de dezembro. Abortada a tentativa, os senhores, assustados, procuraram o juiz de paz, Francisco Augusto de Oliveira Muniz, que conseguiu descobrir os “cabeças” da malograda revolta.

Alguns dos escravos foram presos, sendo outros soltos logo em seguida. Muitos receberam “carta de alforria”, para que não fossem açoitados, como mandava da Lei da Chibata, de 1835.

Parece que os senhores não tinham a menor vontade de manter em suas senzalas esses negros revoltados. Até mesmo o padre José Alves Carneiro (1799-1850), ao saber que seu escravo participara da tentativa de levante, rapidamente concedeu-lhe carta de liberdade...

20/07/2017 Publicada por Roberto Fortes


Comente esta foto
Nome *  
E-mail *  
Site/Blog   
Cidade/Estado *  
Comentário  
Caracteres restantes : 1000